Carvão e cinza

O preto é sempre elegante. E também estará presente na nossa cozinha. Basta pesquisar no Instagram e encontramos fotos de gelado negro, café negro, alho negro e pão negro por toda a parte. Qual é o segredo? O carvão ativo, delicioso e saudável em quantidades reduzidas – sem excessos, recomendam os especialistas.

Muitos insistem que é um poderoso desintoxicante e que pode ter útil em imensas situações, desde prevenir a ressaca a mitigar efeitos de intoxicações alimentares. Além dos benefícios para a saúde, é ideal para preparar gelados de sabor tropical.

Nuvens de ovo

Em breve será frequente ver novos tipos de espumas, além de chantilly, merengues ou mousses. Têm vindo a ser descobertas novas texturas, leves e deliciosas, possíveis graças ao recurso a gás ou água.

Por exemplo, a moda das nuvens de ovo. São muito fáceis de fazer, basta bater e levar ao forno, e são sempre um sucesso, seguindo a tendência de substituir hidratos de carbono por alternativas mais saudáveis e leves, mesmo ao cozinhar bolos para o lanche.

Confitados

Os confitados vão voltar em força. O termo “confitar” refere-se aos alimentos cozinhados em azeite ou óleo a baixa temperatura. O pato confitado é um clássico, mas têem vindo a aparecer novas receitas de pratos confitados à base de vegetais como, por exemplo, abacate confitado. Novas e deliciosas versões de um grande clássico tão saudável.

Fermentados

Os alimentos fermentados têm vindo a ganhar terreno junto das preferências dos foodies mais experientes. A fermentação, conhecida sobretudo por possibilitar a conversão de uva em vinho, é um processo mediante o qual a levedura, ou as bactérias, transformam os açúcares em álcool.

Repletos de probióticos excelentes para facilitar a digestão, os alimentos fermentados abarcam uma grande variedade de ingredientes, do queijo ao kefir, passando pela kombuchá e pelas conservas. Qualquer que seja a sua preferência, os alimentos fermentados fazem parte das tendências de sabor do futuro.

Sabores florais

Os povos recolectores sempre consumiram pétalas de flores comestíveis. Contudo, hoje a inspiração floral tem vindo a tomar forma de maneira mais generalizada. De adicionar flores e pétalas aos pratos, a integrar sabores botânicos a bebidas e aperitivos, esta tendência aporta um sabor doce e subtil, e aromas frescos, a cada preparado.

Conhecidas nas zonas mais remotas do mundo, os europeus estão a começar a importar estas práticas para as suas cozinhas. Uma rosa, tanto pode ser usada na preparação de delícias turcas, como para conseguir novos sabores para as suas infusões.

Sacha Inchi

A próxima supertendência das redes sociais é o Sacha Inchi. Este superalimentos originário do sudeste asiático é uma semente que se consome como se fosse um fruto seco e é rico em ácidos gordos ómega 3 e proteínas.

Com a textura de um fruto seco e um sabor semelhante ao da manteiga, as sementes de Sacha Inchi vendem-se como aperitivo, ao natural ou salgado. Mas também podem servir como toping para o seu iogurte grego, ou incluir em misturas de frutos secos - um snack ideal para levar para caminhadas.

Moringa

As tendências de superalimentos são passageiras mas, segundo o Google Trends, a popularidade da moringa não deixou de aumentar desde há algum tempo a esta parte. O sabor e textura as suas folhas é similar ao da kale.

A moringa é um arbusto que proliferas nos climas tropicais. É popular porque tem mais vitaminas do que outras frutas e verduras. Por exemplo, tem mais vitamina C do que as laranjas e mais potássio do que as bananas. Não é boa ideia começar a aproveitar este produto tão benéfico em sumos, barras nutritivas, kombucha e outros alimentos saudáveis?

Novos iogurtes

Os iogurtes salgados existem desde sempre, mas brevemente estarão nos frigoríficos e despensas dos foodies mais apaixonados. Com menos açúcar e sal do que outras opções de pequeno-almoço, o seu grande sabor e benefícios nutricionais contribuem para a sua popularidade.

O que faz dos iogurtes salgados um produto tão atrativo é o facto de terem menos açúcar e hidratos de carbono que os iogurtes convencionais. Em vez disso, as proteínas adicionadas e um sabor ligeiramente picante tem tido imenso êxito e combinam com outros ingredientes como o pepino, o azeite e o sal. Os iogurtes salgados convertem-se, assim, num deliciosa opção de pequeno-almoço.