A secadora não liga/não funciona

Mais recente 24/07/2024 11:42

Problema

  • A secadora não inicia o programa
  • A secadora não funciona
  • O display da secadora está em branco/escuro

Aplicável a

  • secadoras

Resolução

1. É possível que a sua secadora tenha uma opção de início retardado ativada.

  • Se o seu produto tiver display, você verá a contagem regressiva para o horário de início atrasado.
  • Se o produto não tiver display, uma luz piscará ao lado de um símbolo de hora, por exemplo, 4h-8h-12h.

2. Se um início retardado estiver ativado e você desejar iniciar o aparelho imediatamente, poderá desativar a função de início retardado.

  • Para desativar a configuração de início retardado, desligue o aparelho e ligue-o novamente.
  • Se isso não funcionar, consulte a seção sobre início retardado no manual do usuário do aparelho.
  • Baixe o manual do usuário .

3. Você pode resolver o problema reiniciando a máquina de lavar.

  • Para isso, retire o plugue da tomada, aguarde 5 minutos e conecte-o novamente.

4. Verifique a fonte de alimentação.

  • Retire o plugue da tomada.
  • Conecte um produto diferente (por exemplo, carregador de telefone) e veja se funciona.

5. Verifique se um dos seus relés desarmou ou está com um fusível queimado.

  • Reinicialize o disjuntor/dispositivo RCD ou substitua o fusível
  • Você pode reiniciar o disjuntor empurrando o interruptor para a posição "ON".
  • Se você tiver uma caixa de fusíveis mais antiga, os fusíveis deverão ser substituídos. Para fazer isso, entre em contato com um eletricista profissional para obter assistência.

6. Verifique se a porta está totalmente fechada.

  • Feche a porta antes de começar.
  • Antes de pressionar o botão iniciar/pausar da secadora, certifique-se de que a porta esteja completamente fechada.
  • Se a porta não estiver completamente fechada, o botão início/pausa piscará e o ciclo não será iniciado.

7. Verifique se o bloqueio para crianças (símbolo do cadeado) está ativado.

  • Quando o bloqueio para crianças está ativado, você não poderá realizar qualquer ação além de ligar ou desligar o aparelho por meio do botão/seletor de controle.
  • O ciclo não pode ser iniciado ou alterado acidentalmente enquanto a máquina estiver em funcionamento.
  • O método para desativar o bloqueio varia entre os modelos. Os botões de bloqueio para crianças geralmente estarão destacados no painel de controle (exemplos abaixo). Consulte o manual do usuário para obter mais detalhes sobre o aparelho.

8 . Verifique se a função de economia de energia do seu produto está habilitada.

  • Se a secadora estiver no modo de economia de energia, você verá apenas um botão iniciar/pausar piscando.
  • Você pode desativar o modo de economia de energia desligando e ligando novamente a secadora.
  • Selecione um ciclo de secagem e pressione o botão iniciar/pausar.

9. Verifique se o indicador “reservatório de água cheio” está aceso.


  • O aparelho irá parar o ciclo se o depósito de água estiver cheio.
  • Esvazie o tanque e reinicie o ciclo.

10. Verifique se o seu produto está conectado a um dreno externo.

  • A máquina irá parar o ciclo se houver algum problema com o dreno
  • Verifique se foi instalado corretamente e se a mangueira não está torcida ou dobrada.

Atenção: Não suspenda o cesto a mais de 1 m e encurte a mangueira de drenagem conforme necessário, para que não se formem voltas com mais de 0,5 m.

11. Verifique se o reservatório do vapor está cheio de água destilada (caso sua máquina possua a função vapor).

  • Se o depósito do vapor estiver vazio:
  • Uma mensagem aparecerá no display solicitando que você ateste o tanque de vapor com água destilada.
  • Encher o depósito de vapor:
    • Ao usar um ciclo de vapor em uma secadora a vapor, o tanque de vapor deve ser enchido com água destilada.
    • Use apenas água destilada e complete até a marca de nível máximo.

12. Verifique se a dobradiça da porta está quebrada.

Se a dobradiça da porta estiver quebrada, poderá ser possível fechar a porta, mas o interruptor da porta não será ativado.

  • Se a dobradiça da porta estiver quebrada, solicite a visita de um engenheiro de serviço.

Se o procedimento acima não resolver o problema, entre em contato com um Centro de Serviço Autorizado.

Para ajudá-lo a determinar a natureza exata do problema, recomendamos a visita de um de nossos engenheiros autorizados para verificar o aparelho e resolver o problema.

Aviso: Não recomendamos o uso do produto até que o problema seja completamente resolvido. Desconecte o produto e não conecte-o novamente até ter certeza de que está tudo bem para fazê-lo.

Precisa de assistência
Precisa de assistência

Não se preocupe. Aceda à nossa página de assistência técnica e contacte-nos para comunicar o problema.