Problema:
- Junta-se condensação/água/humidade no interior do forno, dentro da porta do forno, entre os painéis de vidro
Aplica-se a:
- forno encastrável
- fogão de instalação livre
Resolução:
1. Reduza o fornecimento de humidade durante a preparação dos alimentos
2. Abra a porta imediatamente após o fim do processo de preparação
3. Retire a comida imediatamente depois de desligar o forno
4. Pré-aqueça o forno (dependendo do modelo)
5. Limpe a condensação de cada vez que usar o forno.
Consulte o manual de utilizador, se necessário.
6. Contacte um centro de assistência autorizado
Se os conselhos acima não resolverem o problema, recomendamos que solicite a visita de um técnico.
Causa
- A nova geração de fornos tem uma classe energética com muito boa eficácia e, por isso, tem bom isolamento. No uso diário, isto significa que, por exemplo, deve adicionar menos água durante a preparação de assados porque a humidade permanece predominantemente no forno e não é ventilada para fora como nos fornos mais antigos.
- Alguns modelos são concebidos com um sistema que incorpora vapor no processo de cozinhado para que os alimentos fiquem mais tenros no interior e estaladiços na superfície. O forno faz o ar circular constantemente e recicla o vapor. Tal reduz o tempo de cozedura e o consumo de energia.
- Um ventilador de arrefecimento adicional no forno ou fogão garante uma frente fria e a humidade condensa no ponto mais frio, podendo ser observadas gotas de água.
- A humidade sai do forno através de condutas de ventilação, incluindo a porta. O vapor pode instalar-se como humidade no compartimento do forno ou nos painéis de vidro. Isto significa que podem formar-se manchas e condensação entre os dois painéis de vidro na porta. As manchas são provocadas por partículas de gordura que reagem com o ar frio.
- A humidade é libertada quando a comida é aquecida num forno, especialmente no caso de artigos congelados.
Aviso: Não recomendamos que use o produto até o problema estar totalmente resolvido. Desligue o produto e não o ligue até estar certo de que tudo está OK para o fazer.