No momento da entrega de uma encomenda efetuada na Loja Online da AEG, sempre que o consumidor tenha selecionado o serviço de recolha e reciclagem do eletrodoméstico antigo, somos obrigados a recolher o produto antigo.
A transportadora ou o técnico que faz a entrega retira o produto antigo, cumprindo todas as medidas de segurança adequadas, e envia-o para o nosso armazém. Posteriormente, o eletrodoméstico é desmontado e todos os materiais que possam ser reciclados são devidamente classificados e separados.
A reciclagem é realizada por um gestor de resíduos autorizado pela região geográfica correspondente.
GRANDES ELETRODOMÉSTICOS:
A primeira fase do processo de reciclagem é a descontaminação: separação dos cabos e outros componentes elétricos: contrapesos de cimento, plásticos, componentes de ferro e outros metais.
Estes materiais são posteriormente enviados para outras fábrica para processamento e valorização.
- Processo de reciclagem
- Descontaminação antes da fragmentação
- Fragmentação
- Separação
Alguns dos materiais recuperáveis são:
- Cabos
- Cimento
- Condensador
- Plásticos
- Metal Ferroso
- Metal não ferroso
PRODUTOS DE REFRIGERAÇÃO
Este tipo de produtos inclui frigoríficos, congeladores e qualquer outro produto com mecanismos refrigerantes, como por exemplo os dispensadores de água. Alguns destes produtos contêm fluídos refrigerantes classificados como “substâncias que destroem a camada de ozono” (conhecidos em inglês pela sigla ODS). Estas substâncias são maioritariamente clorofluorcarboneto (CFC), hidrofluorcarboneto (HFC) e hidroclorofluorcarboneto, que são atualmente proibidas.
Estes fluídos são extraídos dos produtos em ambientes controlados e posteriormente enviados para fábricas especializadas para a sua eliminação.
A descontaminação dos produtos de refrigeração prevê uma série de etapas: em primeiro lugar, os descompressores são descontaminados para recuperar os fluídos refrigerantes e óleos minerais; de seguida, a espuma de isolamento é também tratado especificamente para recuperar os fluídos refrigerantes impregnados; os metais são recuperados e os plásticos podem ser usados para fabricar novos produtos. Os fluídos refrigerantes e os óleos são eliminados através de processos de tratamento especializados.
- Descontaminação
- Fragmentação
- Separação
- Descontaminação de espumas
Alguns dos materiais recuperáveis são:
- Gás
- Óleos
- Espuma
- Plásticos
- Metal ferroso
- Metal não ferroso
Para mais detalhes sobre os diferentes valores e compromissos de sustentabilidade do Grupo Electrolux visite: https://www.aeg.com.pt/sustainability/