Termómetro cozinha: O que é e para que serve?
Quantas vezes seguiu uma receita a preceito e o resultado não foi o esperado? Na preparação de um prato entram em jogo muitas variáveis, desde a qualidade dos ingredientes utilizados, passando pela técnica de preparação e, de uma forma muito particular, o tempo de cozedura. O termómetro de culinária (ou a sonda térmica nos fornos AEG ) é uma ferramenta sensacional para garantir que os seus pratos são cozinhados em ótimas condições, preservando todo o seu sabor, aroma e textura.
Utilizações da sonda térmica para cozinhar no forno
A única forma de ter todas as garantias de que os seus alimentos são perfeitamente cozinhados no forno é utilizando um termómetro de cozinha como a sonda térmica presente em vários fornos AEG: SenseCook, SteamCrisp, SteamBoost e SteamPro. Embora não seja uma ferramenta indispensável para cozinhar no forno, é bastante importante a partir do momento em que quer que os seus pratos fiquem excepcionais.
Com um termómetro de forno ou sonda térmica pode determinar se o prato foi cozinhado no ponto desejado, bem como garantir que atingiu o nível de temperatura necessário para erradicar todos os agentes patogénicos que constituem um risco potencial para a saúde (por exemplo, para mulheres grávidas), uma vez que a cor ou aspeto dos alimentos após a cozedura pode não nos dar esta informação de forma clara. A informação fornecida por um termómetro de cozinha, ou pela sonda térmica dos fornos AEG, é fiável
Tipos de termómetro de cozinha
Se tiver à mão uma tabela com informação sobre as temperaturas de cozedura dos alimentos, pode recorrer a vários tipos de sonda para obter a máxima precisão. Os mais populares, tanto no uso profissional como doméstico, são:
- Termómetros digitais: um sensor com resistência térmica é inserido no interior dos alimentos e este, através de um visor digital, indica-lhe a sua temperatura interior. Não podem ser utilizados nos alimentos enquanto estes estão a cozinhar e devem ser utilizados quando o tempo de cozedura está a terminar.
- Sonda térmica de forno com fios: permite monitorizar a temperatura interior dos alimentos sem abrir o forno, o que é muito vantajoso. A maioria dos fornos AEG já conta com sonda térmica, que deve ser ligada diretamente ao forno, para que se possa definir a temperatura desejada e receber um aviso quando esta for atingida.
- Termómetro garfo: trata-se de uma espécie de garfo com um termómetro digital incorporado na pega. Ao picar os alimentos, o sensor de temperatura envia esta informação para o visor incorporado na pega do garfo. São muito úteis na cozedura de pratos grelhados.
- Termómetro laser: a medição é feita por luz infravermelha. Este termómetro alimentar parece uma pequena pistola que emite um feixe de luz sobre o que está a ser cozinhado para detetar a radiação térmica e emissividade dos alimentos. Embora seja apresentada como uma alternativa muito conveniente, o problema é que o ambiente de medição pode comprometer a exatidão dos resultados.
Atualmente, numa época em que as novas tecnologias estão cada vez mais presentes na cozinha, os termómetros de forno estão integrados em todo o tipo de utensílios e aparelhos. Neste contexto, podemos até encontrar uma sonda térmica sem fios emparelhada a uma placa de indução , como é o caso da placa SensePro da AEG, que mede a temperatura interna dos alimentos e comunica as definições a serem utilizadas à placa. Desta forma, resultados de cozinha altamente profissionais podem ser obtidos ao cozinhar a vácuo ou ao preparar refeições mais complexas.
Quais são as vantagens da utilização de termómetros de cozinha?
Existem muitas alternativas para escolher o termómetro culinário que melhor se adapta às suas necessidades específicas. No entanto, há uma série de vantagens aplicáveis a todos os modelos que o convencerão da importância desta ferramenta quando se trata de preparar os seus menus como um verdadeiro chef.
Um forno com sonda térmica permite-lhe saber o ponto exato de cozedura dos seus alimentos. No caso das carnes mais exigentes, esse ponto situa-se entre 45ºC e 70ºC (dependendo do ponto desejado da carne), enquanto que a temperatura indicada para cozinhar frango ou peru ronda os 80ºC. O peixe, por outro lado, requer uma temperatura mais baixa de cerca de 60ºC.
Cozinhar já não é um mistério para si. Com estas ferramentas será capaz de controlar muito melhor a cozedura de cada tipo de massa para fazer pães e bolos com uma textura e sabor deliciosos.
Tirar partido do calor para cozinhar em grandes quantidades. Um dos principais problemas na preparação de alimentos de grande volume é que a distribuição de calor pode afetar o resultado. Remover o conteúdo e utilizar um termómetro de forno ajudará a assegurar que o calor é bem distribuído pelo conteúdo dos seus recipientes.
Cozinhar os alimentos é muito mais seguro. O calor destrói todos aqueles micro-organismos que podem constituir uma ameaça para a sua saúde, mas é essencial que durante o processo de cozedura os ingredientes utilizados atinjam a temperatura correta.
Obtém-se muito mais de todas as nuances de sabor e aroma dos alimentos. Ao controlar o nível de temperatura e o tempo de exposição ao calor de forma tão detalhada, assegura-se que os ingredientes são cozinhados nos seus próprios sucos e retêm todas as suas propriedades.