Tudo sobre o conceito Sous-vide

Os processos de cozedura dos alimentos não são mais do que uma sequência de reações químicas que transformam o aroma, o sabor e a textura dos ingredientes nos seus pratos. De um ponto de vista estritamente científico, cozinhar é química, uma ciência à qual acrescentamos paixão e criatividade. Então porque não continuar a fazer experiências? Através da cozinha sous-vide e das suas receitas pode expandir as possibilidades do seu menu de uma forma muito original. Está pronto para estas incríveis descobertas culinárias? Leia e saiba mais sobre cozinhar a vácuo. 

Sous-vide: Cozinhar a vácuo e a baixa temperatura

Algumas pessoas ouvem a expressão 'experimentar na cozinha' e tremem. Quando se aventura a cozinhar algo fora do comum, não é invulgar que a cozinha acabe numa confusão. Não se decide sobre um tipo de frigideira, não encontra as especiarias certas, não controla corretamente a temperatura do forno ou da placa... Contudo, quando se trata de experimentar a cozinha sous-vide, o panorama é muito diferente.

Esta é a solução ideal para muitos dos problemas comuns com os quais frequentemente se depara quando cozinha, incluindo a falta de tempo e das habilidades de um chef profissional. Com a técnica sous vide para a preparação de alimentos, irá tornar-se um perito desde o primeiro minuto. É tão simples, rápido e limpo, que assim que o experimentar, apaixonar-se-á.

O que significa cozinhar em sous-vide?

A tradução literal deste conceito vem do francês 'cozinhar ‘em vácuo'. A verdade é que não há segredos neste conceito, porque é exatamente assim que os alimentos são cozinhados. Pegue no seu pedaço de carne ou tranche de peixe, coloque num saco especial para vácuo, juntamente com as especiarias, azeite, ou outros condimentos que desejar, sele-os numa máquina ou gaveta de vácuo que se encarregará de extrair o ar no interior e coloque no seu forno AEG, programado na função de cozedura a vácuo

Vantagens da cozinha sous-vide

Quando descobrir esta técnica, terá pratos sensacionais prontos em pouco tempo e repletos de benefícios:

1. O prato está pronto em muito menos tempo e sem tanta confusão na cozinha.

2. Os ingredientes retêm melhor todos os seus nutrientes e vitaminas, pelo que a perda de peso e humidade é mínima.

3. Consegue retirar o máximo partido de todas as nuances de aroma e sabor.

4. O prato é mais saudável porque os ingredientes são cozinhados nos seus próprios sucos e não é necessário adicionar tanta gordura ou sal para realçar o sabor.

5. A falta de oxigénio permite-lhe cozinhar a baixas temperaturas de uma forma segura para a sua saúde.

6. Nunca terá problemas com o ponto exato de cozedura: ao utilizar uma simples tabela de tempo, o resultado será sempre extraordinário.

Cozinhar a vácuo: Receitas e pratos

Não há nenhum ingrediente que possa resistir à cozedura em sous-vide. A cozedura a vácuo, a baixa temperatura, tem a vantagem de ser uma técnica muito versátil que lhe permite fazer um número infinito de combinações com carne, peixe e legumes. Ainda não tem muita experiência e duvida das suas capacidades enquanto chef? Aqui estão duas receitas simples de sous-vide para dar os primeiros passos.

Receita de salmão sous-vide com caril e limão

O salmão é um dos peixes mais populares entre as receitas de sous-vide. Não é surpreendente que esta técnica lhe permita desfrutar de pratos mais suculentos e com uma textura muito mais amanteigada. Quer que cada dentada seja uma explosão de sabor? Experimente esta marinada: uma colher de sopa de caril, o sumo de meio limão e um pouco de raspa da casca. Coloque os filetes de salmão nesta mistura, adicione algumas pedras de sal grosso e coloque o peixe nos sacos de vácuo com o sumo de um limão. Com o forno na função sous-vide e a 60ºC, em apenas 20 minutos, terá este delicioso prato de salmão pronto.

Receita de lombo ibérico com um toque de alecrim

Após temperar o lombinho de porco com sal e pimenta, pode colocá-lo na bolsa para sous-vide  com duas colheres de sopa de azeite virgem, uma folha de louro, um ramo de alecrim fresco e uma colher de sopa de vinagre balsâmico. Depois de selar a vácuo, levar o saco ao forno para cozinhar na função sous-vide a uma temperatura de 60º e durante 80 minutos. Enquanto espera que este fantástico prato de carne termine de cozinhar, pode preparar puré de batata com um pouco de leite, uma colher de sopa de manteiga e uma pitada de sal e noz-moscada.

Conteúdo e produtos relacionados

  • Fornos multifunções

    Conheça os fornos AEG com função sous-vide,  usada por chefs profissionais para que a comida fique mais saborosa, tenra e cozinhada na perfeição.

  • Gavetas de vácuo

    Conheça as gavetas de vácuo da AEG e cozinhe com a função de vácuo para criar sabores incríveis.