Pratos fantásticos que não sabia que podia cozinhar com um forno a vapor

Gostaria de extrair todo o sabor dos alimentos sem alterar a sua essência natural? Quer cuidar de si, mas é difícil comer alimentos cozidos ou grelhados? Cozinhar a vapor é a solução! As técnicas de culinária mais modernas permitem cozinhar num forno a vapor aproveitando os aromas, texturas e sabores de todos os ingredientes no seu menu. Continue a ler para descobrir tudo o que precisa de saber e saiba como cozinhar a vapor.

As grandes vantagens de cozinhar num forno a vapor

São fáceis, não precisa de virar a cozinha do avesso e dificilmente leva muito tempo. Cozinhar a vapor é a alternativa perfeita para quem quer ter uma alimentação saudável, mesmo quando cozinha contra o relógio.

Os fornos com função a vapor da AEG sabem adaptar-se perfeitamente a este novo ritmo de vida em que a falta de tempo muitas vezes compromete a qualidade do que come. O conceito atual de cozinhar com um forno a vapor é muito mais abrangente e permite usar diferentes técnicas de cozedura de forma a conseguir um menu original, saudável e saboroso todos os dias. Os fornos SteamPro são o topo da gama, que aplicam a quantidade exata de vapor necessário para um resultado perfeito e conta com 4 níveis de cozedura a vapor diferentes. Para além disso, a função de cozedura sous-vide permite que autênticas delícias culinárias, tenras e suculentas a “baixas temperaturas”, estejam ao alcance de todos.
 
Entre as infinitas possibilidades gastronómicas, a grande vantagem de cozinhar com fornos a vapor é a redução significativa da quantidade de gordura ingerida, pois permite cozinhar alimentos de forma muito mais natural. É a alternativa ideal para evitar digestões pesadas, mantendo o consumo de proteínas e vitaminas do seu menu intacto e ter um almoço ou jantar saudável sem complicações.

Receitas fáceis e deliciosas para cozinhar num forno a vapor

Preparado para dar asas à sua criatividade na cozinha? Estas três receitas para cozinhar a vapor podem servir de ponto de partida. A partir delas pode experimentar, inovar e desenvolver as suas criações culinárias sem renunciar ao sabor dos menus mais saudáveis.

Bacalhau assado com batatas e tomate

1.Corte cinco batatas em rodelas e coloque-as numa panela com água a ferver.

2. De seguida, coloque-as numa assadeira previamente untada com manteiga e azeite extra virgem (pode usar papel vegetal como base se quiser poupar algumas calorias).
3. Sob a cama de batatas, adicione rodelas de tomate, a salsa picada, as azeitonas pretas às rodelas e as alcaparras.
4. Por último, coloque os filetes de bacalhau sobre os tomates, regue-os com um fio de azeite e leve o tabuleiro ao forno a 160oC, adicionando um nível baixo de vapor (cerca de 25%) durante 30 minutos.

Frango com tomate e cereja

Marine um frango inteiro durante várias horas numa mistura do sumo de duas limas com um fio vinho branco e um raminho de alecrim fresco.

De seguida, coloque-os num tabuleiro, tempere com sal e pimenta e acrescente os tomates cereja, as ameixas e a cebola cortada em rodelas.

Coloque o tabuleiro no forno a vapor a 180oC com a função 25% de vapor.

Deixe o frango cozinhar durante aproximadamente 1 hora e 10 minutos.

Nos últimos 15 minutos aumente a temperatura para 200 oC e desligue a função a vapor, para obter um frango estaladiço por fora e suculento por dentro.

Ratatouille no forno a vapor

Esta receita tradicional francesa de vegetais cozidos vai-lhe saber muito melhor com estes novos métodos de cozedura. Ao cozinhar num forno a vapor, consegue que os ingredientes mantenham a sua textura e uma cor muito mais atraente, mantendo intactas as vitaminas e antioxidantes de todos os ingredientes:

Use os vegetais que mais gosta: pimentos, cebolas, abóbora, tomates, beringela, batata…

O segredo é temperá-los numa mistura de azeite e ervas aromáticas. Deixe-os cozer durante 20 a 30 minutos no forno a vapor a 100oC.


Se quiser descobrir mais receitas fáceis para cozinhar a vapor no forno e cuidar de si enquanto desfruta de cada refeição, não deixe de visitar a secção de receitas no site da AEG.