Como otimizar o consumo do frigorífico?

Sabia que o frigorífico é um dos aparelhos que consome mais energia em casa? Apesar de nos modelos com melhor classificação energética a poupança ser considerável, podemos fazer um pouco mais para reduzir o consumo do frigorífico sem ter de abdicar de nenhuma das suas caraterísticas.

Porquê é que o consumo do frigorífico consome tanta energia?

A natureza diária da sua presença fez-nos esquecê-la um pouco, mas basta fazer uma simples pergunta para compreender porque é que o consumo do frigorífico é o que mais aumenta a sua conta de eletricidade. Há algum aparelho em sua casa que passe todo o dia ligado e a funcionar? Aqui está a resposta.

Para além dos truques que lhe deixamos abaixo, tenha em mente que os frigoríficos AEG já incluem caraterísticas que ajudam a controlar o consumo, tais como a tecnologia NoFrost para evitar a formação de gelo ou o sistema Dynamic Air para garantir um fluxo constante de ar no interior, tirando o máximo partido do frio de uma forma mais equilibrada.

Em comparação com outros eletrodomésticos, tais como o forno, o elevado consumo do frigorífico tem uma justificação simples: está sempre ligado. Por esta razão, uma das melhores soluções de poupança de energia é comprar um aparelho com eficiência energética superior, tal como os que se encontra na gama de frigoríficos da AEG. Acrescenta eficiência e subtrai quilowatts da sua conta de eletricidade.

5 dicas para controlar o consumo do seu frigorífico

1. Procure um aparelho que se adapte às suas necessidades

Um frigorífico não é melhor ou pior por causa do seu tamanho, mas devido às caraterísticas que oferece. Se forem poucos em casa ou se não precisarem de um aparelho de grande capacidade, optem por alternativas mais pequenas. Tenha em mente que a capacidade de um frigorífico significa mais energia para o arrefecer e, consequentemente, um maior consumo de energia.

  1. Manter o interior arrumado

Não há nada mais prejudicial para o bom funcionamento do frigorífico e para o correto armazenamento dos alimentos do que deixar a porta aberta por períodos prolongados de tempo. Reserve algum tempo para arrumar as prateleiras e compartimentos do frigorífico, para colocar tudo no sítio certo e para manter a ordem. Desta forma, não terá de vasculhar entre embalagens e recipientes para encontrar o que precisa.

  1. Ajustar a temperatura

Quanto mais frio precisar, maior será a sua conta de eletricidade. Ajuste a temperatura do seu frigorífico de acordo com o que pretende manter no seu interior. A este respeito, é essencial que o conteúdo não esteja apinhado, para que o ar frio possa circular suavemente. Quando o fluxo de ar está bloqueado, o frigorífico precisa de mais energia, mas é menos eficiente: alguns alimentos podem congelar e outros estragar-se rapidamente porque não estão à temperatura correta.

4.Escolher o local ideal

O lugar que o frigorífico ocupa na cozinha também influencia o seu consumo. Não é aconselhável instalar o frigorífico num espaço onde não tenha pelo menos 10 ou 15 cm a separá-lo da parede. Por outro lado, evite colocar o frigorífico junto ao forno, aquecedor ou outros aparelhos elétricos, ou num local onde receba luz solar direta. Os frigoríficos também precisam de estar frescos no exterior.

  1. Utilizar o frigorífico para descongelar.

Tudo o que tem de fazer é apostar no planeamento e retirar do congelador os alimentos que vai comer no dia seguinte. Se os colocar na parte inferior do frigorífico, irá tirar partido do frio que libertam durante o processo de descongelação e manterá uma temperatura ótima no interior do aparelho sem o sobrecarregar.

Ler mais