Como tirar o mau cheiro do frigorífico?
Como determinar a causa dos maus odores no frigorifico?
O primeiro passo é descobrir o que está a causar o mau odor dentro do seu eletrodoméstico. Mesmo com um controlo rigoroso dos alimentos armazenados no seu interior, a causa mais frequente do mau odor é geralmente a existência de algo em decomposição.
Analise cuidadosamente cada prateleira, esvaziando o frigorífico por completo, se necessário. Verifique que não existem recipientes com comida de vários dias ou que nenhum molho foi derramado acidentalmente. Se aparentemente a causa não está relacionada com nenhum destes aspetos, verifique a borracha da porta, bem como o orifício de drenagem e a bandeja de evaporação. Obstruções e acumulação de sujidade e germes é o que gera maus cheiros.
Passos para tirar o mau cheiro do frigorífico facilmente
Face aos odores desagradáveis, a solução é limpar o frigorifico de forma profunda. Deixamos aqui uma pequena lista de passos a seguir para o ajudar neste processo:
- Desligue o frigorífico da tomada e esvazie-o completamente.
- Avalie a comida que tem no seu interior para perceber se existe algo em mau estado para deitar fora.
- Retire todas as prateleiras, compartimentos e acessórios móveis e lave-os com água quente e sabão.
- O interior do frigorífico pode ser limpo com um pano e um spray específico para a limpeza de frigoríficos. Também pode usar uma mistura de vinagre, água e bicarbonato de sódio, ou um antifúngico mais poderoso, caso a origem do problema seja a presença de mofo. Não se esqueça de limpar bem os ganchos das prateleiras e o interior das borrachas. Pode usar um cotonete para isso.
- Volte a colocar os acessórios e alimentos em função das condições de preservação que necessita.
- Para prevenir maus odores no futuro, coloque um limão cortado ao meio com um cravo da Índia inserido, uma chávena com grãos de café ou uma pedra de carvão. Estes ingredientes naturais absorvem ou neutralizam odores penetrantes.
- Se preferir também pode usar um neutralizador de odores caseiro para ajudar a absorver os maus cheiros e garantir a frescura do seu eletrodoméstico.
E se o problema persistir mesmo após limpar o frigorifico?
É possível que o problema não seja superficial, mas sim do próprio funcionamento do seu eletrodoméstico. Drenagem inadequada, condensação, problemas no recipiente da água de descongelação… Estas causas podem ser um pouco mais complicadas de resolver e podem requerer a intervenção de um técnico especializado.
Se, apesar de tudo, o seu eletrodoméstico já não funciona com antes, deverá considerar mudar de frigorífico. Os frigoríficos AEG com sistemas de refrigeração avançados proporcionam o nível ideal de humidade, mantêm um fluxo de ar constante e incluem filtros que absorvem maus odores. Os cheiros desagradáveis nunca mais serão um problema e apenas necessitará de uma limpeza para estar sempre pronto.