Como lavar a sua roupa interior?

Alguma vez reparou na etiqueta da sua roupa interior? Normalmente não nos perguntamos como lavar roupa interior e deitamo-la no cesto da roupa, juntamente com a restante roupa suja, sem prestar atenção às recomendações do fabricante. Mas, apesar de, cada vez mais, serem utilizados no seu fabrico materiais resistentes, a verdade é que este tipo de vestuário deve receber um tratamento especial de lavagem.

Dicas úteis para lavar lingerie - lavagem à mão

Mergulhar a peça de roupa em água fria com um pouco de sabão especialmente concebido para peças delicadas e esperar meia hora.

Utilizando as mãos (nunca utilize uma escova ou qualquer outro material que possa danificar o tecido), esfregar gentilmente as zonas da peça que mais necessitam de ser limpas. Quando estiver a lavar lingerie, preste atenção a ligas, rendas, apliques e quaisquer outros elementos delicados.

Enxaguar com água fria e não torcer a peça de roupa interior para escorrer a água. Basta apertar suavemente para remover o excesso de água e pô-las a secar, como veremos na secção correspondente.

Lavar roupa interior na máquina: Rápida e eficaz sem danificar os tecidos

A lavagem automática é a opção mais rápida e mais eficaz. Além disso, mesmo que a etiqueta não recomende  lavar a sua lingerie na máquina, as máquinas de lavar roupa  AEG têm programas específicos que garantem o máximo cuidado. Também pode usar alguns truques para se certificar de que os seus tecidos sairão com o aspeto de novos depois da lavagem.

Coloque as suas roupas delicadas num saco de rede para as manter afastadas do resto das roupas, especialmente as que têm fechos ou fechos de correr, pois podem ficar presas. Se estiver a lavar sutiãs, certifique-se de que estão fechados.

Selecionar um programa para roupa delicada e utilizar água fria, sempre abaixo dos 30ºC. A água quente faz com que a lingerie alargue e perca a sua forma original.

Utilizar um detergente, de preferência líquido, e evitar a utilização de amaciador. As fibras sintéticas da roupa interior nem sempre toleram bem este tipo de produto e acabam por danificar-se mais rapidamente.

Se a sua máquina de lavar roupa lhe permitir abrir a porta antes do fim do ciclo, aproveite a oportunidade para retirar o saco de lingerie antes do início do ciclo de centrifugação.

Secagem perfeita para a sua roupa interior

As máquinas de secar convencionais não estão preparadas para secar lingerie. A menos que tenha uma máquina com um sistema de secagem especial, tal como os as máquinas de secar  AEG com tecnologia AbsoluteCare, o melhor é secar a roupa interior ao ar.

Evite expor estas peças delicadas à luz solar direta. Pode demorar um pouco mais a secar, mas manterá as cores intactas por mais tempo.

Não usar uma mola demasiado forte, pois estes tecidos marcam com relativa facilidade. Se possível, espalhe-os por cima do estendal.

Os fechos devem ser dobrados ao meio e com os ganchos fechados para evitar que o ar os mova e fiquem presos em outras peças de vestuário.

No inverno, não colocar lingerie a secar sobre aquecedores. O calor é sinónimo de perda de forma e elasticidade nestas peças de roupa delicadas.

Prolongue a vida da sua lingeriecom estas dicas simples sobre como lavar roupa interior na máquina e à mão. Tendo estas recomendações em mente, ao lavar a roupa, vai garantir que a sua lingerie não fica estragada eque mantém a mesma cor e textura que no primeiro dia.