O que são purificadores do ar?

Os purificadores de ar são aparelhos desenhados para reter as partículas suspensas no ar que podem potencialmente ser perigosas para a saúde. Graças aos avanços científicos e tecnológicos das últimas décadas foram desenvolvidos vários tipos de purificadores  capazes de reter mais de 99% dos compostos orgânicos voláteis que afetam as vias respiratórias. Como é que o fazem? Que tipos de purificadores de ar existem? Quais os benefícios de adquirir um purificador do ar?

Qual é o papel dos purificadores do ar na filtragem do ar?

Não são visíveis a olho nu, mas estão sempre connosco. O ar que respiramos, em casa ou no local de trabalho, está repleto de agentes patogénicos que podem provocar doenças respiratórias, sistémicas ou alérgicas. Como garantimos que o ambiente de casa está livre destas ameaças? Utilizando um purificador de ar. 

 Estes equipamentos apresentam um design cada vez mais elegante,   e adaptam-se perfeitamente à estética de qualquer lugar, trabalhando de forma silenciosa, eliminando germes, bactérias e qualquer partícula que possa apresentar um risco para a sua saúde. 

Quais são os tipos de purificadores que existem?

Tirando as particularidades da sua potência e design, todo os aparelhos apresentam uma característica comum: o ar que é expulso de um purificador de ar é sempre mais limpo do que o ar absorvido. E quanto ao seu funcionamento? Existe alguma diferença? Sim, relativamente aos diversos tipos de purificadores de ar,  é possível distingui-los com base no sistema de limpeza que utilizam:  

  • Purificadores de ar com filtro 

São os mais populares devido à sua eficiência e excelente adaptação a qualquer ambiente. A limpeza do ar realiza-se através de um procedimento que implica várias fases de purificação. No caso dos purificadores de ar da AEG, este processo realiza-se em 5 etapas com filtros 360º. Os filtros AEG têm uma vida útil alargada.  Para garantir a máxima eficiência, não se lavam: devem ser substituídos.  

  • Purificadores de radiação UV 

Os filtros são substituídos por tecnologia baseada em radiação ultravioleta. Estudos mostram que este tipo de radiação é eficaz contra germes, vírus e bactérias, mas a qualidade de ar de uma sala também depende de outros fatores. Por isso, a sua eficiência apresenta mais limitações do que os purificadores com filtro. 

  • Purificadores com agentes absorventes 

A filtragem de ar para eliminação de impurezas obriga a que a sua circulação seja efetuada através de membranas provenientes de agentes absorventes. O agente mais comum é o carvão ativado, cuja estrutura química, amorfo e altamente poroso, é capaz de  reter partículas muito pequenas entre as cavidades. Muitos dos purificadores de filtro também usam este sistema.  

  • Purificadores ionizantes 

A emissão de um campo eletromagnético que transforma as moléculas em íones permite neutralizar determinadas partículas. Resumidamente, a combinação de iões faz com que as partículas poluentes se tornem mais pesadas e fiquem no fundo, enquanto o ar limpo regressa ao exterior. A utilização de opções ionizantes não é exclusiva. Na verdade, alguns modelos de purificadores AEG oferecem esta opção como um filtro adicional.  

  • Purificadores de ozono 

Similarmente ao que sucede com os purificadores ionizantes, o funcionamento destes aparelhos é baseado na modificação molecular de algumas das partículas que estão no ar. Resulta na transformação de oxigénio (O2) em ozono (O3), um gás com efeito antibacteriano que se caracteriza pela sua instabilidade e por ser potencialmente tóxico. Na sua utilização doméstica e, regra geral, em qualquer ambiente interior, pode ser prejudicial.