Para que servem a escova e o filtro do aspirador?

O que é o filtro do aspirador? Para que serve?

Durante o processo de aspiração o ar faz dois percursos: um do exterior para o interior do aspirador e outro desde o interior para o exterior. Durante este percurso, o objetivo deste pequeno eletrodoméstico é reter as partículas de sujidade num depósito, para que o ar expelido saia limpo. 

Como se alcança este objetivo? Em primeiro lugar, é necessário encontrar um sistema para que a sujidade fique no interior do aspirador. Tal consegue-se com sacos porosos que retêm as partículas do ar mais pesadas (nos aspiradores com saco) ou mediante um sistema de ar interno que obriga a sujidade a cair no fundo de um depósito (em aspiradores sem saco). 

É aqui que entra o filtro do aspirador. Esta peça de plástico, rede ou espuma com pequenos orifícios que impedem a passagem de sujidade. O filtro do aspirador atua como uma barreira e evita que as partículas de pó mais pequenas voltem para o exterior e obstruam o fluxo de ar. 

Os filtros HEPA são os mais eficientes, capazes de reter até 99,95% das partículas, tornando-se uma verdadeira armadilha para esporos, fibras, caspa, pólen, ácaros e até mofo, fumo de tabaco, vírus e  bactérias. Regra geral, todos os filtros de aspiradores disponham de um sistema para a sua extração e limpeza ou substituição, no caso de atingirem o fim da sua vida útil. 

Como devo usar a escova do aspirador?

Tão importante quanto saber para que serve a escova do  aspirador é saber como pode usá-la em função das características de cada tipo de limpeza. Atualmente, a maioria dos aspiradores incluem várias escovas para transformar o seu eletrodoméstico num aparelho de limpeza mais versátil, preciso e eficaz. 

O termo “escova” é frequentemente usado como referência a todos os acessórios que se prendem ao tubo ou bocal do aspirador, mas a verdade é quem nem todos estão destinados à escovagem. De facto, a escova propriamente dita é aquela que dispõe de cerdas expostas com maior ou menor dureza, com um formato redondo ou longo, e é utilizada para limpar móveis, sofás e pavimentos delicados. 

As escovas podem também fazer parte de uma peça maior, como é o caso das escovas integradas na cabeça de limpeza padrão. Neste caso, não estão tão visíveis, por isso é aconselhável fazer uma verificação no final de cada utilização para remover cabelos e penugem que possam ter ficado presos. 

Estas últimas costumam ser escovas combinadas porque adotam duas posições. Numa posição, as escovas encontram-se no interior, obrigando o acessório a deslizar sobre rodinhas. Esta posição só deve ser usada em pavimentos duros, como azulejo ou cerâmica. Na outra posição, a fila de cerdas curtas e macias fica exposta e o movimento é apoiado sobre ela, não havendo risco de riscar as superfícies.  É nesta posição que deve aspirar pisos de madeira, parquet ou mármore. 

Para além destes tipos de escovas de aspirador, existem outros acessórios para aspirar carpetes, cortinas ou estofos.  A combinação do acessório de sucção correto e um sistema de filtragem avançado é a chave para uma limpeza eficaz.